sexta-feira, março 25, 2005

Folares da minha mãe

Ontem recebi pelo correio uma caixa com dois folares feitos pela minha mãe. Desde que me conheço que a minha mãe faz folares nesta época da Páscoa. Este ano não foi excepção!

O sabor do folar faz-me sempre lembrar quando eu era pequenino, tipo 6-7 anos, e a minha mãe me deixava acordar às seis da manhã para ficar a vê-la a fazer os folares. Na noite anterior a minha mãe amassava os ingredientes e deixava a levedar durante a noite. Na madrugada seguinte, 5-6 da manhã, começava a fazer os folares e para mim era uma emoção levantar-me cedo e ficar, de roupão, sentado à mesa da casa de jantar a assistir a todo um ritual de fazer os folares da Páscoa.
Amassar a base, colocar o ovo cozido com cascas de cebola para adquirir uma cor amarelo torrado, rodear o ovo com uma tira de massa e colocar as tranças!

Não me lembro quantos anos assisti a todo este processo.

Não há outros com o sabor igual aos folares da minha mãe.

2 comentários:

fish_n_spice disse...

Por acaso nunca liguei muito a folares (assim como tudo o que é relacionado com a Pásco...até parece que o chocolate dos ovos não sabe ao mesmo), mas este ano provei um folar de que gostei...embora continue a achar que uma bôla de carne tem mais piada! LOL.

Uma boa Páscoa!!!

Draco disse...

Não é pelo bolo... é pelo que ele representa...