sexta-feira, junho 03, 2005

Religiosas

Hoje ao telefone com a minha mãe, fiquei a pensar...

Na vila onde eu nasci, existe uma pequena capela, a igreja de S. Sebastião. Fica perto da casa dos meus pais. Não é bonita nem nada e nunca me pareceu uma capela porque não tem eco.
Não sei porque carga de água mas a minha mãe ficou com as chaves da igreja e cuida dela. Lá bordou uns naperons, até pintou o manto de um ou dois santos que estam lascados, pintou as paredes... isto já dura há alguns anos. No início era a capela que era usada para velórios mas agora já não é usada para nada, acho eu.
Admira-me um bocado, a minha mãe, apesar de católica, nunca foi muito de ir à igreja nem nada. Tem a casa cheia de santos, gosta das orações dela, das velas acesas... enfim, é uma católica muito caseira!
Este ano lembrou-se de fazer um terço durante o mês de Maio - o mês de Maria.
Um terço, para quem não sabe é a coisa mais aborrecida da vida, em que se vão repetindo orações infindáveis ... uma seca!
No entanto a minha mãe lá falou a algumas amigas que falaram a outras e, sem a presença de padre, reuniram-se todos os dias na igreja de S. Sebastião onde liam as orações, cantavam e rezavam. Isto durante os 31 dias de Maio.
O mais engraçado é que o grupo que a minha mãe reuniu teve sempre um número médio de 18-20 pessoas e na igreja tradicional, o terço dado pelo padre tinha uma média de 3-5 pessoas.
No último dia, o dia 31 de Maio, a miha mãe chamou um fotógrafo à capela, enfeitou tudo com flores, tirou uma foto do interior e mandou escrever qualquer coisa do tipo "Recordação do Terço do mês de Maria - Maio 2005" e ofereceu uma a cada uma das senhoras presentes. Tinha mandado fazer 30 cópias, só ficou com uma e todas foram pra casa com uma lagrimita no olho de emoção...

Agora me pergunto... será isto que é a religião???
Que falta fazem realmente os padres?
Se fosse n'outros tempos a minha mãe e as amigas não teriam sido enforcadas pela inquisição ou qualquer coisa parecida?

1 comentário:

fish_n_spice disse...

O mais provavel é que fossem consideradas bruxas ou qualquer coisa do género por irem contra as indicações da "Santa" Igreja. Onde é que já se viu rezar tanta gente junta numa igreja sem um padre tsc tsc ;)

Deve ter sido um mes especial para a tua mãe. Acredita nisso!

Abraço