segunda-feira, agosto 29, 2005

Harry Potter and the Half-Blood Prince

Terminei ontem à noite de ler o sexto livro da saga Harry Potter.
Confesso que já me está a cansar um bocadinho!

Será esta a capa portuguesa?
* contém spoilers*
A narrativa continua boa. É na imaginação que a autora vai perdendo um pouco, como era suposto acontecer ao fim de seis livros.
Outra das coisas que me cansou um bocado foram os namoricos das personagens, os amuos e ciúmes! Parece que no mundo da magia não há gays o que poderia entusiasmar esse aspecto um bocadinho, mas como isso não acontece, torna-se um bocado aborrecido! Enfim, acho que os casalinhos vão acabar por ficar todos no grupo de amigos pelo que a autora deixa já adivinhar!...
Entretanto as personagens adultas que simbolizam o paternalismo ao Harry Potter vão morrendo. Primeiro os pais, depois o padrinho, Sirius Black e agora o Dumbledore. Vamos ver quem será o próximo.
Todo o livro, já como o anterior, é muito negativo, cheio de problemas, cansativo... compreende-se que tenha que ser assim e com este livro sendo o penúltimo, já se vislumbra o enredo do próximo volume. Uma história (os sete volumes) bem arquitectada. Estou curioso por ver se a autora vai para sempre ficar presa ao mundo do Harry Potter ou se vai escrever alguma coisa totalmente diferente.
Se pensarmos bem, os livros Harry Potter, são muito adultos. O mal, personalizado no Lord Voldemort, pode simbolizar muita coisa e muitos outros aspectos podem ser vistos com grande simbologia.
Neste livro por exemplo, existe uma personagem, um lobisomen, que tem como objectivo "contaminar" o mundo com o seus "destino" mordendo o máximo possível de criancinhas de modo a que os Lobisomens passem a ser uma raça dominante no mundo. Essa personagem fez-me lembrar um artigo que li há tempos sobre um grupo que se propunha pegar ao máximo de pessoas o vírus HIV ou a personagem do Queer As Folk (série quatro americana) que procura o professor para ele lhe passar o virús da SIDA para também ele se tornar "iluminado".
E para terminar, aconselho - claro - a leitura a quem já tenha lido os outros cinco volumes anteriores e ficamos á espera do desfecho que deve ser só daqui a 1-2 anos!
Entretanto estou curioso sobre a tradução do título para português?
"Harry Potter e o Príncipe mestiço"? "Harry Potter e o Príncipe de meio sangue"? - Aceitam-se sugestões!
:-)

8 comentários:

Tiago disse...

Hmm.. acho que para começar n devias ter dito quem morre neste livro, pq decerto que muita gente ainda não o leu...
Quanto à tradução... quiçá "Harry Potter e o principe arraçado" ! lol parece-me bem =P

Draco disse...

"Contém spoilers" quer dizer alguma coisa, não quer???

Kappa disse...

Olá, obrigado pela visita e pelo teu Comment.
Entrei tardiamente no fenómeno do "Zé Potter",mas via cinema. Nunca passei pelos livros, mas a negritude da saga adensa-se, pelo menos segundo depreendi pelo terceiro filme. Fico á espera do próximo no Natal.
A alusão ao lobisomen e ao QasF é interessante...
Quanto ao titúlo, "Harry e o principe de meio sangue" pareçe-me bem...

Tiago disse...

Sim, draco, até quer. acontece que por não sabes o que queria dizer a palavra, saltei à frente!.. :P

Draco disse...

Tiago,
Então já ficaste a saber!
Estamos sempre a aprender!
;-D

Anónimo disse...

Eu acho que o Rony ea Hermione devem namorar de uma vez por todas.E rolou um climinha no Harry Potter e o Cálice de Fogo,Quando o Rony fica com ciúmes da Hermione ter ido ao baile com o Victor Crum, e não com o Rony.A autora tem que botar eles dois pra namorar mesmo.É o que todos querem!

Dark_Angel_of_Wonderworld disse...

Desculpa te dizer mas eles são adolescentes normais como nós (apesar de terem poideres mágicos) Têm direito a namoriscos e tudo e adoro a imaginação da autora por fazer sempre o inesperado e não o que tu esperavas. Isso de continuar sempre com ar "místico" ia começar a cansar e se não gostas e achas cansativo como é que o leste daa. Cá para mim não tinhas é mais nada para postar no teu blog. E olha quanto á tua frase "...os livros Harry Potter, são muito adultos." acho que és demasiado juvenil e quem é que disse que o livro do Harry Potter era para mentes crianças que ainda lêm os livros do cão e da cadela. Cresce e aparece pá! E primeiro começas a criticar, criticar e depois aconcelhas os outros a ler esse livro e qeu estás desesperado(A) por ver o que vai acontecer no próximo filme. Cá p'ra mim mudas de personalidade conforme o tempo
Saudações cordiais duma fã desde os 7 anos dos livros do Harry Potter e da sua fabulosa escritora J. K. Rowling.

Dark_Angel_of_Wonderworld disse...

olhem era livro em vez de filme no último comentário que escrevi.