sexta-feira, setembro 23, 2005

I Love teachers

"I Love Teachers!" - Esta é uma frase emblemática da apresentadora de televisão de quem eu sou fã, a Oprah.
Ela gosta de professores e eu também.
É uma profissão que eu gostaria de ter tido.
Mas gosto de Professores com um P maiúsculo. Não é de gente que termina o curso e não tem mais nada que fazer e - que remédio - vai dar aulas. Gosto de professores com vocação. Daqueles que marcam os alunos.
Tive uma ou duas professoras assim. Uma das que não me esqueço é a D. Maria Teresa, minha professora de Física e Química do 8º e 9º ano. Já lá vai tanto tempo.
Apesar de não ter tido um periodo escolar feliz como se vê nos filmes, algumas das minhas boas memórias estão ligadas a esta senhora cuja bondade e sabedoria eram exemplos para o mundo.
Entretanto com o novo periodo escolar que começou este ano, tenho acompanhado várias reportagens sobre as colocações dos professores portugueses e chegou à conclusão que o nosso país, ou o nosso governo não gosta de professores. Não compreende a importância que é educar uma geração. O trabalho e a dedicação que exige. E tudo depende disso. Os povos dependem disso. A educação, a cultura, o saber, etc vai-se reflectir em tudo e principalmente no futuro do país.
Mas como os governantes de hoje só querem saber em arrecadar o mais possível nos anos que estão na "mó de cima", temos professores que precisam de fazer 400Km diários para dar aulas e para voltar para casa. Que condições, físicas e psicológicas tem alguém que chega cansado à escola? Que paciência têm para aturar turmas de 20 ou 30 crianças ou jovens barulhentos? Que prazer terão no ensino estes professores?
E assim vai o nosso país...

3 comentários:

naCasca disse...

Há profs q têm a sorte de estar no quadro de uma escola, há outros q nem profs deviam ser, há outros q são profs e ainda têm um 2º emprego.. o q eu acho mal, ñ temos assim tantos empregos q uma pessoa possa arrecadar logo mais do q um.

No entanto.. e p uma colocação mais justa dos professores.. os profs deviam ser avaliados todos os anos e apresentar uma proposta de consursos mais viavel! pq quem corre por gosto ñ cansa, eu sei q há profs c capacidade p isso, visto q o governo ñ tem..

Menina_marota disse...

Guardei este para comentar no fim...porque me fez saudades de alguns professores que tive.

Mas ainda se encontram bons Professores.

Tenho um filho adolescente a estudar, por esse motivo, mantenho uma ligação muito estreita com a Escola e com os professores dele.

E, vejo a diferença abismal entre alguns...

E, continuo a recordar alguns que tive...

Bom domingo ;)

armario disse...

Espero vir a ser um deles...