segunda-feira, agosto 07, 2006

Uma Casa na Irlanda



Há muito tempo que não tinha tanto prazer a ler um livro.
Isto é um livro pra mulheres. Sem dúvida. Mas eu gosto, do que eu costumo chamar, de filmes ou livros "para donas de casa" ou como o Nuno Markl diz, "pra gajas". Mas isto agora não interessa nada.
O livro começa na Irlanda com a história de uma rapariga de Dublin, a Ria (diminutivo de Maria) e a maneira como conhece o marido e compram uma casa fantástica na Tara Road. Esta casa, uma mansão de quatro andares de estilo vitoriano, começa a ser o centro da vida de Ria, do marido e de um punhado de personagens familiares ou amigos de Ria e gravitam à volta da casa. Todo este equilíbrio é quebrado ao chegarmos perto da página 200. A seguir, com o desenrolar da história, uma nova personagem, digamos que oposta a Ria, entra em cena e somos transportados para Westville, nos Estados Unidos. Aí o núcleo de Marilyn, a americana, é-nos apresentado de uma maneira um bocado estranha. Entretanto estas duas mulheres trocam de casas durante dois meses. Umas férias de Verão em que ambas deixam para trás as suas vidas. Digamos que os dois núcleos se mantém mas as personagens principais são trocadas.
É engraçado observar como as vidas das pessoas podem ser alteradas por uma só pessoa e pela sua maneira de ser.
Bem, para não contar mais, e esperando que fiquem com curiosidade suficiente para pegarem no livro, digo-lhes só que apartir da troca de casas a vida de todas as personagens nunca mais será a mesma.
Está escrito com uma grande mestria pela escritora Maeve Binchy. Um livro a não perder.
Sei que já foi passado ao grande écran, espero que seja minimamente fiel ao livro mas voltarei a falar nisso quando vir o filme.
As traduções portuguesas conseguem mesmo irritar-me:
Nome origina do livro e filme: Tara Road
Nome do livro em português: Uma Casa na Irlanda
Nome do filme em português: Vidas Trocadas

1 comentário:

LuciaLourenço disse...

Eu também gostei muito deste livro... e de todos os outros da Maeve Binchy qye já tive oportunidade de ler!!!

www.folha-rascunho.blogspot.com