quarta-feira, novembro 01, 2006

Halloween / Dia de Finados

O primeiro é uma tradição norte americana mais ligada às crianças. Os eventos, festas de máscaras e toda a temática da 'noite das bruxas e afins' já se vem espalhando por todo o mundo.
Em Portugal temos uma tradição parecida em que, não tendo nada a ver com bruxas nem partidas, as crianças também pediam doces ou 'pão de Deus' ou, na minha terra 'bolinhos'. Sem máscaras, sem festas, só grupos de crianças pedindo 'bolinhos' de porta em porta!
Amanhã, mas celebrado hoje devido ao feriado, temos em Portugal o dia de finados ou, como eu lhes chamo, o dia das floristas. Um dia em que as pessoas celebram (?) os seus mortos visitando-os ao cemitério e colocando flores, etc. Eu moro perto do cemitério de Benfica e este dia é um dia em que a minha pequena rua se torna uma romaria e onde as floristas que por aqui abundam estão cheias de flores armando até bancadas extra para atender à clientela.
O halloween eu não celebro apesar de gostar do tema 'sobrenatural' do evento. Os pedidos de 'bolinhos' já passaram há muito para mim, mas fui vários anos na minha infância.
Quanto aos meus mortos, prefiro me lembrar deles de vez em quando e ir 'visita-los' quando me apetece ou quando sinto necessidade disso. Um cemitério para mim não é lugar para multidões.

Sem comentários: