segunda-feira, novembro 13, 2006

O Mistério da Casa Queimada

A culpa é deste grupo que me tem avivado as memórias de infância.
Quando fui a casa dos meus pais, dei uma olhada nos livros da estante e tirei este para ler.
É o primeiro volume da colecção Mistério ou dos Descobridores e o seu Cão. Estas histórias e muitas outras que povoaram a minha imaginação de criança foram escritas pela escritora Enid Blyton, autora dos Famosos Cinco, o Clube dos Sete, o Noddy, entre muitos outros!
É engraçado reviver um livro que lemos há quase trinta anos. A nossa memória é uma coisa espectacular. As coisas de que me fui lembrando à medida que ia lendo.
É uma pena estes livros terem sido substituídos por histórias tão violentas e sem valor moral. Eu sei que as crianças de hoje são mais desenvolvidas do que as crianças do meu tempo mas seriamos nós assim tão inocentes? É pena que os pais não tenham tempo para estar com eles e partilhar coisas bonitas.
Espero que o meu sobrinho goste de ler para lermos juntos estas histórias!

5 comentários:

Patrícia disse...

adorei todos os livros da Enid Blyton. e tive a sorte das minhas prima mais velhas tb terem adorado, o que significou uma reserva quase interminável de livros cada vez que ia à casa delas.
mas hoje os miúdos não são mais desenvolvidos que nós. Só assim são considerados porque jogam jogos de computador todos XPTO. Eu até tinha um Spectrum, mas preferia passar as tardes a jogar ao berlinde, a adoptar gatinhos e a desctivar as amadilhas dos passáros. Tinha liberdade, amigos com quem brincava depois (e antes) da escola e tinha tempo para viver no mundo de fantasia dos livros.
e até hoje procuro o último livro de uma colecção que nunca consegui acabar de ler. Era a história do Principe Eric....
bom regresso à infancia ;)

fastminds disse...

Sou de outra geração, mas esses livros fizeram as delícias dos meus pais e tios. Quando era mais novo, no intervalo de livros como os do Clube das Chaves, Uma Aventura, Bando dos 4, Triângulo Jota e afins, li muitos da Enyd. Lembro-me de ter ficado viciado num deles: O Mistério da Vivenda Azul.

Acho que o vou reler este fim de semana, se houver tempo.

Abraço

Draco disse...

Podes crer que "adoptar gatinhos e a desactivar armadilhas dos pássaros" eram actividades muito mais interessantes do que passar um dia a ver porcaria na televisão ou a jogar no computador!!!
Quando falo em mais desenvolvidos, quero dizer com muito mais acesso a informação.

Essa história do principe Eric... era da Enid Blyton?

Patrícia disse...

Lembro-me que o primeiro livro da série (são 4) é a "pulseira misteriosa", e o 3º o "principe Eric". mas não me lembro da escritora. Qdo for a casa da minha mãe, logo vejo e dp digo qq coisa.

Qto aos gatinhos e outros animais só a minha mãe é que nem sempre achava piada. uma vez teve que partir o quintal todo para achar um cágado que se tinha enfiado onde não devia ;) ... a "sorte" é os gatos sempre iam comendo os pássaros e os pintainhos que eu arranjava....

bjs

InêsCastelão9 disse...

ola!!!!!!!

Já li essa coleção e o escritor é Serge Dalens.




Adeus!!!!!

gostei do blogue!