domingo, abril 27, 2008

Lost - Michael Bublé

BRISINGR

Ainda não foi editado mas já está quase.
O terceiro volume da história de Safira, a Dragão e Eragon, o rapaz.
Afinal era para ser uma trilogia mas já não é.
Vai ser uma série de quatro... até ver... (digo eu).
Espero que não esteja a ser esticada por causa do dinheiro.
O autor diz que não e justifica-se no site da amazon.co.uk


How boring can a book be?

Foi o que aconteceu com o livro SECOND NATURE de Michael Pollan. Que aborrecido!
Quantas páginas se consegue escrever sobre uma horta de alfaces? Ou sobre tomates, ou sobre compostagem... É mais entusiasmante observar a relva a crescer.
Muito descritivo, muito repetitivo... fastidioso.
Pois a 'obra' do sr. Pollan voltou para a prateleira e comecei a ler TWO GARDENERS, A FRIENDSHIP IN LETTERS.
Um livro que é uma recolha de cartas trocadas entre duas mulheres que dedicaram as suas vidas aos jardins. Uma escritora de livros de jardinagem, outra editora do The New Yorker.
Já li um terço do livro e está a ser delicioso.
De resto tenho passado as horas de menos calor no jardim. Sim, isto por aqui já está um Inferno de quente que está. Pelo menos para mim...
Este ano a Primavera já se foi.
Cada vez temos Verões maiores... Não há por aí mais uma chuvinha programada (peço) pergunto eu??


segunda-feira, abril 21, 2008

Coelhos e Jardinagem

A jardinagem tem-me ocupado os meus poucos tempos livres.
O tempo que passo no jardim é precioso e tão relaxante que me esqueço de tudo. Mas tenho tanto para fazer no jardim... É interessante o porquê da jardinagem. O porquê de termos os nossos jardins todos bem arranjados.
Parece que ensaiamos uma peça de teatro para depois ter um momento alto, cheio de aplausos, e depois voltamos a outra peça. E assim, vão mudando as estações.
O meu grupo das orquídeas anda cada vez mais activo e eu também. Juntamente com eles edito a revista bimestral da associação, faço o secretariado, modero o fórum... muita coisa para fazer.
Este ano, com a ida a Inglaterra e os restantes fins-de-semana ocupados quase não tinha tempo de fazer um passeio de observação de orquídeas. Há dias lá tive algum tempo e fui com amigos numa visita a uma serra do centro de Portugal onde fotografámos várias orquídeas e outras plantas. Encontrei algumas 'raridades'. Gostei bastante.

As minhas leituras também têm estado muito ligadas à jardinagem. Revistas (Gardener, Orchid News, Gardeners World), o livro DEAR FRIEND & GARDENER de cartas trocadas entre dois jardineiros ingleses, Beth Chatto e Christopher Lloyd e agora estou a ler o SECOND NATURE, de Michael Pollan. Entretanto terminei também a semana passada o ERA UMA VEZ EM WATERSHIP DOWN, de Richard Adams. Este último nada tem a ver com jardinagem. Não sei se já o leram mas, para que fiquem supreendidos como eu fiquei, posso dizer-vos que é um livro sobre coelhos. Sim... coelhos. É uma história de coelhos. Se vos parece uma loucura um adulto estar a ler histórias de um grupo de coelhos, peguem no livro e comecem a ler. É muito interessante. Gostei bastante e aconselho a todos. Aprende-se muito sobre os seres humanos. E este livro é um best-seller com 17 milhões de exemplares vendidos por todo o mundo. Portanto, mais gente leu e gostou. Eu comprei-o porque gostei da capa e do título. Muitas vezes sou atraído por um livro assim.