quarta-feira, agosto 19, 2009

A História de Edgar Sawtelle


Um livro muito bom, com uma história muito bem contada e com personagens muito boas, muito bem descritas, muito consistentes e reais.
Oprah Winfrey considerou este, o melhor romance que já leu. Eu não vou tão longe, mas é um romance extraordinário.
Identifico-me bastante com a personagem principal e, como costumo ler deitado com um ou mais dos meus 4 cães, este romance teve um gosto especial.
O autor, David Wroblewski, descreve brilhantemente a paisagem americana do estado de Wisconsin, bem como as emoções tanto humanas como caninas. Este não é um livro sobre cães, mas estes ocupam uma parte fundamental do romance. Quem goste de cães não fica, certamente, indiferente a esta história.

2 comentários:

Paula disse...

Parece muito interessante :)

Draco disse...

Eu sei que sou uma pessoa estranha, que sou um bicho do mato.
Talvez por isso tenha ADORADO este livro. É um livro complexo, talvez difícil.Não é um livro para as grandes massas. É muito bem escrito e com personagens fabulosas. Acho que dava um excelente filme se dirigido por alguém que compreendesse a história para além da história.
Identifico-me com a personagem principal e até com outras - com o Henry, por exemplo.
Não achei as descrições maçadoras. Acho que o autor consegue dar uma imagem perfeita da américa rural do estado do Wisconsin.
Tive vários momentos em que não consegui parar de ler.
Ao contrário da Oprah que considera este o melhor romance que já leu, eu já li alguns que me tocaram mais. No entanto este livro emocionou-me tantas vezes que fico triste por alguns leitores não terem conseguido aprecia-lo como eu.

Outro dos aspectos que me tocou foi a maneira como o autor descreve as emoções humanas e caninas e as relações entre os personagens e os cães da história.
Esta não é uma história de cães, mas eles têm um grande papel no livro. Eu, como costumo ler com um ou mais ao colo ou enrolados aos meus pés (tenho 4 cães) fiquei positivamente admirado com a descrição e com a devoção que é dedicada a estes fiéis amigos neste livro.

Vi o programa da Oprah sobre este livro e subscrevo o que lá foi dito de positivo sobre este livro.

UM LIVRO A LER.