quinta-feira, novembro 05, 2009

Guy Fawkes e a noite das fogueiras


Celebra-se hoje na Inglaterra, dia 5 de Novembro, a noite de Guy Fawkes.

Os ingleses fazem bonecos de tamanho natural representando Guy Fawkes e as crianças passeiam o boneco pelas ruas pedindo moedas para o Guy. À noite acendem-se fogueiras e queimam-se os bonecos. O dinheiro recolhido é usado para comprar fogo-de-artifício que também é lançado na mesma noite. As pessoas reunem-se à volta das fogueiras celebrando o evento.

Mas quem foi Guy Fawkes?

A história remonta há mais de 400 anos, no ano de 1605, dois anos após a morte da rainha Elizabeth I, num acto de rebelião por lutas entre Protestantes e Católicos, um grupo de treze jovens organizou um plano para fazer explodir as casas do parlamento de Londres onde matariam o rei (James I), o principe de Gales e os membros do parlamento, além de muitos inocentes. Um desses treze conspiradores enviou uma carta anónima ao seu amigo Lord Monteagle, avisando-o para se manter afastado da Casa dos Lordes na noite de 5 de Novembro. Essa carta chegou ao rei e nas primeiras horas do dia 5, as autoridades capturaram Guy Fawkes nas catacumbas das casas do parlamento juntamente com 36 barris de pólvora. Foi torturado e executado.
Apesar do plano não ter resultado, os ingleses ficaram bastante abalados e o 'Gunpowder Plot' gerou tradiçoes na sociedade inglesa. Para além da celebração da noite do Guy Fawkes também o único dia do ano em que a rainha visita o parlamento é assinalado com o ritual de uma inspecção rigorosa às caves das Casas do Parlamento, não porque suspeitem de algum acto terrorista, mas porque os ingleses não são povos que deixem de respeitar uma tradição.

Esta tradição não é só celebrada em Inglaterra mas também são acendidas fogueiras em lugares distantes, antigas colónias inglesas, como em Nova Inglaterra, Nova Zelândia e Newfoundland, no Canadá.

Remember, remember the fifth of November,
Gunpowder treason and plot.
We see no reason
Why gunpowder treason
Should ever be forgot!

Guy Fawkes, guy, t'was his intent
To blow up king and parliament.
Three score barrels were laid below
To prove old England's overthrow.

By god's mercy he was catch'd
With a darkened lantern and burning match.
So, holler boys, holler boys, Let the bells ring.
Holler boys, holler boys, God save the king.

And what shall we do with him?
Burn him!

Sem comentários: