sexta-feira, junho 26, 2009

Michael Jackson (1958-2009)


Morreu também ontem o cantor Michael Jackson.
Um ícon da musica pop que viverá sempre na memória de muitas gerações.
Sinceramente nunca fui um grande apreciador. Nunca comprei nenhum disco dele.
Mas reconheço que é autor de músicas fantásticas que permanecerão para sempre.
Ontem ouvi um comentador dizer que o artista não morre. Morre a pessoa.
E é verdade, a partir de agora o artista vai separar-se da pessoa, do excentrico, da caricatura em que se tinha tornado como pessoa e vai permanecer o seu trabalho - a sua arte.

quinta-feira, junho 25, 2009

Morte de um Anjo

Farrah Fawcett (1947 - 2009)


Morreu hoje a actriz Farrah Fawcett vítima de cancro do cólon.

A actriz ficou famosa como um dos três 'Anjos de Charlie' na famosa série de TV com o mesmo nome. A série está em reposição na RTP memória.

domingo, junho 21, 2009

Verão




Hoje começa o Verão.
Como em todos os Solestícios de Verão, lembro-me sempre do impressionante monumento monolítico no sul de Inglaterra.
Quando lá estive achei-o fantástico.
Para quem tem curiosidade sobre Stonehenge, existe um livro com esse nome, escrito por Bernard Cornwell que é fantástico.

quinta-feira, junho 18, 2009

A vida secreta das abelhas...



Primeiro que tudo adorei o nome deste filme. Esperei que chegasse às salas de cinema, mas parece que foi directamente para DVD. Ontem vi-o e trouxe-o para casa.


Era um daqueles filmes que eu já sabia que ia gostar! Por ter actrizes que adoro (Queen Latifah e Dakota Fanning). Uma história de mulheres, que eu gosto. E também porque se passa numa época que faz parte do meu imaginário do sul dos Estados Unidos da América.

Enfim, tinha tudo para eu gostar. E adorei.


Tive pena de não saber que havia o livro, escrito por Sue Monk Kidd, porque tê-lo-ia lido antes. Não gosto de ler os livros depois de ter visto o filme. Talvez daqui a algum tempo.
Vou compra-lo e da-lo à minha mãe para o ler.




domingo, junho 14, 2009


Um policial dos antigos. Escrito por Rex Stout em 1934, é uma história que lembra os casos de Sherlock Holmes ou os policiais de Agatha Christie. É muito bom e o autor prende-nos logo a partir da primeira página.
Este é o primeiro de muitos casos resolvidos por Nero Wolfe, um personagem muito peculiar que tanto tem de tamanho e peso, como de inteligência e excentricidade. Nero Wolfe não sai de casa e não recebe ninguém entre as 9 e as 11 da manhã e entre as 16 e 18 horas, tempo em que está nas estufas a cuidar das suas preciosas orquídeas. Este primeiro caso é muito curioso e tudo começa com o desaparecimento de alguém e continua com um assassínio muito peculiar e engenhoso. As personagens são muito ricas e pitorescas, desde os suspeitos até as testemunhas e a 'concorrência' (a polícia de Nova Iorque).
Muito interessante e divertido. Vou, com certeza, ler mais casos deste detective fora do comum...

quarta-feira, junho 10, 2009

As Viúvas de Eastwick


Neste livro, vamos encontrar as três bruxas de Eastwick, Alexandra, Jane e Sukie, muitos anos depois do que se passou em Eastwick, a viverem em locais distantes umas das outras. A sua condição de viúvas volta a juntá-las e um regresso a Eastwick parece eminente. Mas seria realmente necessário?

A leitura deste livro foi como rever velhas amigas!
Não é tão bom como o 'As Bruxas de Eastwick' mas está muito interessante. Escrito com a calma que reflecte a idade das personagens, responde a questão que muitas vezes fazemos: 'O que terá acontecido a...'. Nostalgicamente delicioso. Cru. Aconchegante. Triste. Delirante.
Para quem gostou de ler o primeiro livro sobre as três bruxas que nunca saíram da memória de Eastwick.

terça-feira, junho 09, 2009

Nos últimos dias ...


Tenho-me lembrado, nos últimos dias, de alguns assuntos que davam para eu dissertar aqui mas o tempo vai passando e não escrevo nada. Vou hoje deixar um resumo do que passou pela minha vida nestes últimos dias e que possa valer a pena aqui ficar registado:

- A queda do avião da AIRFRANCE continua a povoar os noticiários com histórias e imagens cada dia mais chocantes. Se há algo mais chocante do que o próprio acontecimento, é a maneira como os media exploram o assunto até à exaustão, chupando a notícia até à última gota e utilizando, cada vez mais, métodos mais duvidosos, na minha opinião para chocar a audiência. Para mim já terminou há muito e notícias relacionadas com desastres aéreos são motivos para mudar - rapidamente - de canal. Sim, tenho pavor de andar de avião. Não, não deixo de o fazer pois é quase impossível para quem gosta de viajar. E sim, os dias anteriores às viagens são de puro terror onde, na minha cabeça, revejo todas as hipoteses horríveis do que pode acontecer.
Nem quero imaginar o que passaram aquelas pessoas dentro daquele avião e não preciso de estar constantemente a ser recordado desse facto.

- As eleições europeias já passaram. Para mim sem grandes alaridos. Aliás, nenhumas eleições são para mim assuntos de grande importância. É claro que fui votar. Quem não foi fez mal. Eu sei que não muda nada, eu sei que os candidatos querem todos o mesmo, sei tudo isso. De qualquer maneira, sou da opinião que se deve votar sempre. Nem que seja em branco.

- Por falar de política, gostei de ver a entrevista da Alexandra Lencastre à Odete Santos.

- No passado Domingo fomos passear com o meu irmão e o meu sobrinho e depois fomos almoçar a uma pizzaria. Tenho a barba grande já há mais de 6 meses e andava a pensar se, apesar de gostar de me ver, iria aguenta-la com o calor do Verão. Entretanto ao andar com o meu sobrinho ao colo ele ia-me fazendo festinhas na barba. É muito táctil. Bem, é tão meiguinho que disse logo que, se o meu sobrinho gosta de fazer festinhas na barba do tio, então o tio não corta a barba de jeito nenhum...

- Por falar em crianças, o Nuno Markl foi pai no dia 6 e anda encantado com o seu Pedro. Desejo muita saúde e felicidade para os pais e pequenote.

- Visitei no passado Domingo o museu de Arte Moderna de Sintra onde estão duas exposições muito bonitas. A primeira, sobre o trabalho de Bordalo Pinheiro, que eu acho muito interessante. Gostei especialmente dos azulejos, que não conhecia. Depois, vi também o World Press Cartoon Show, que também é muito interessante ver como, com diversos estilos, se prova que uma imagem se pode dizer muito.

E acho que, por agora, é tudo! Bons feriados (ou boas férias)!

sábado, junho 06, 2009

Respirações...

"A vida não é feita pela contagem das vezes que respiramos, mas sim pelos momentos em que ficamos sem respiração!"


sexta-feira, junho 05, 2009

Outros exemplos...


Agora que muita gente discute a autorização do Casamento por homossexuais em Portugal e um pouco por todo o mundo, achei engraçada esta notícia.
Um casal gay de Pinguins do Jardim Zoológico de Bremerhaven, na Alemanha, recolheu um ovo que tinha sido rejeitado por outro casal de pinguins e chocou-o durante os 35 dias necessários para a sua eclosão.
Assim, no dia 25 de Abril nasceu um pinguim bébé que está a ser criado pelos dois orgulhosos pais.

Esta não é a primeira vez que um casal de pinguins do mesmo sexo chocam um ovo. No Zoo do Central Park, um tratador ofereceu um ovo fertile a um casal que insistia em chocar um rocha como se fosse um ovo. Este casal também aceitou imediatamente o ovo, que chocou, e de onde nasceu um pequeno pinguim que foi criado pelo par.

Este casal de Pinguins do Central Park Zoo foi utilizado pelos cientistas para afirmar que a homossexualidade não é uma escolha e, se acontece na natureza, não será imoral.

Enfim, já sabem a minha opinião sobre os casamentos e a adopção, só achei esta história curiosa!
Visto na Advocate.

terça-feira, junho 02, 2009

Andaluzia em Maio

Praça de Espanha, Sevilha
Onde foi filmada uma sequência para um dos filmes STAR WARS.

Jardins do palácio da família real em Sevilha


Catedral de Sevilha, fachada lateral


Andaluzia


Estive uns dias na Andaluzia (Sul de Espanha) onde apanhei bastante calor mas vi alguns lugares bem bonitos e perto de Portugal.
Era uma zona que queria conhecer há algum tempo.
A paisagem é muito parecida com o meu Alentejo.
Sevilha é uma cidade bastante animada e que merece uma visita!
Deu para 'arejar' e fugir um pouco da rotina!