sábado, outubro 31, 2009

Rodrigo Leão - Lisboa 2009

Assisti ontem, pela primeira vez, a um concerto do Rodrigo Leão.
Gostei muito. Também não conhecia a sala do Coliseu dos Recreios.
Música envolvente. Durante duas horas esquecem-se os problemas, divergências e ansiedades. Durante duas horas somos preenchidos pela música.
Muito bom.



terça-feira, outubro 27, 2009

O Mistério do Caixote do Lixo Desaparecido

Pelo título parece um daqueles livros dos Cinco ou dos Sete da escritora Enid Blyton, mas não é. Deixem-me dizer-lhes que cada vez mais o ser humano me surpreende pela negativa. Na passada Segunda-Feira, quando cheguei à minha loja, não encontrámos o caixote do lixo que pomos na rua para ser recolhido - o lixo - pelos serviços municipalizados.
Nem liguei muito porque já estamos aqui há 6 anos e pensei que alguém o pudésse ter guardado por engano. Parece que não. Que foi mesmo roubado. Não aparece.
Hoje liguei para a Câmara Municipal de Lisboa para um novo caixote. Entretanto o que me disseram foi que nesta altura das vindimas e da apanha da azeitona desaparecem muitos caixotes? Hã?
Pois é, há quem, na época das vindimas se dê ao trabalho de correr as ruas de Lisboa para roubar caixotes do lixo para transportar uvas ou azeitonas?? Parece bizarro mas é o que acontece todos os anos!!!
Fiquei perplexo. Há gente mesmo pequenina e pobresinha!!

segunda-feira, outubro 19, 2009

Manual de maus costumes...

Palavras de Saramago na apresentação do seu novo livro intitulado 'Cain'.

«a Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana»

«A Bíblia passou mil anos, dezenas de gerações, a ser escrita, mas sempre sob a dominante de um Deus cruel, invejoso e insuportável. É uma loucura!»

«O teólogo Hans Kung disse sobre isto uma frase que considero definitiva, que as religiões nunca serviram para aproximar os seres humanos uns dos outros. Só isto basta para acabar com isso de Deus.»

Estas entre outras pérolas.

sábado, outubro 17, 2009

sexta-feira, outubro 16, 2009

Maitê quê?

Que mais dizer sobre o video humorístico de Maitê Proença sobre Portugal, a vilasinha de Sintra e os seus 'irmãos' portugueses? Nada. Quanto à actriz, nunca lhe dei grande valor, nem quando ainda via telenovelas brasileiras. Que importância se dá a quem não tem grande importância? Nenhuma.
Entretanto compreendo que muita gente entre em polvorosa. Enfim, ela é uma figura pública. Mas deve-se dar importância a alguém só porque é figura pública? Não. E ela já mostrou que é uma figura pública muito ôca, muito burrinha.
Deste assunto todo, resultou um conjunto fantástico de opiniões cheias de imaginação e humor mostrando que, afinal, temos sentido de humor em Portugal - Aqui deixo alguns exemplos de comentadores a quem dou muito mais valor do que à dondoca em questão.

Nuno Markl disse: «É o mais espectacular auto-retrato de uma imbecil que já vi na vida. Ao pé dela, o tipo que pôs o número 3 ao contrário, na porta da casa de Sintra, é, provavelmente, um génio.»

A Anita, chamou-lhe «relato de um ser acéfalo» e emocionou-se, como eu, com a sinceridade do 'pedido de desculpas'.

Alguém sugeriu a Maitê: «Não voltes, fica a ler em casa» e ilustrou o post com uma foto da actriz, nua a ler um livro.

O Miguel Sousa Tavares veio defender a 'amiga' mas como andaram por aí publicadas fotos dele ao beijos com a visada, nota-se claramente que não está a usar a cabeça onde tem o cérebro.

E outros comentários como «(...) confirmou-se a ideia de que na verdade os brasileiros nunca são sinceros: pela frente é simpatia às toneladas, adoro você, você é maravilhoso, adoro Portugau mas viram costas e espetam-nos uma faca nas costas. Como alguém disse, recebem-nos de braços de abertos... mas depois não os fecham.»

Enfim, ficamos agora à espera do regresso da actrizeca ao país do seu vovô. Talvez ela repare numa característica cultural das nossas cidades, que é a calçada portuguesa, feita de pequenos pedaços de pedra retalhada. Talvez se levar com uma dessas pedras na sua cabecinha ôca. Talvez faça faísca, talvez o neurónio acorde e talvez deixe de fazer figuras tristes. Mas eu não acredito.

domingo, outubro 11, 2009

Morreu Stephen Gately

Stephen Gately (1976 - 2009)

O cantor Stephen Gately, mais conhecido pela sua carreira na banda pop Boyzone morreu durante o sono em Maiorca onde passava férias com o seu companheiro.
O cantor, que se assumiu gay em 1999, tinha também uma carreira de sucesso em musicais no West End bem como no popular programa de televisão inglês, Dancing On Ice.

sábado, outubro 10, 2009

Fame (2009)

Depois do filme original e da série que acompanhei religiosamente quando era adolescente, esta nova Fame não vem trazer nada de novo. Argumento fraco, personagens fracas. Alguns bons números de espectáculo mas que falham na originalidade.
Deixa muito a desejar...