quinta-feira, agosto 05, 2010

A Mecânica do Coração


Li este livro porque foi o livro escolhido pelo Clube de Leitores para o mês de Agosto. E quando lemos livros aconselhados por outros, vamos já com alguma espectativa. Neste, tinham-me dito que era tipo conto de Tim Burton. Pronto, pensei... qualquer coisa surreal. Não me enganei muito.
Gostei do livro mas não é uma obra que tenha tocado o meu coração. É como quem ouve um conto e que já sabe que tudo pode acontecer.
Também não gostei das analogias ao Charles Bronson ou à volta a França em bicicleta e aos helicopteros quando supostamente a personagem nasce em 1874 e toda a história se desenrola nos anos seguintes. Falta de rigor? Liberdade literária? Não sei. Só digo que estraga um bocadinho o ambiente negro e gótico que o autor pretende criar.
Fora isso a história está bem escrita e as personagens são deliciosas. Ainda me conseguiu arrancar algumas gargalhadas, especialmente pelo nome do hamster.
Também para mim o final ficou aquém das espectativas. Depois de um amor tão grande não era aquele o final que eu teria escolhido para as personagens principais. Não teriam que ficar juntos, mas haveriam, na minha opinião, melhores opções.
E assim dou 3 estrelas a este livro. Está engraçado. Não está fantástico. Mas foi uma boa leitura e recomendo a todos que leiam este livro, nem que seja pelas personagens e pelos lugares que, esses sim, são fantásticos!!

1 comentário:

CSR nº6 11ºQ disse...

Li o Livro tambem, e concordo em tudo o que referis-te... estou a fazer a ilustração desse mesmo Livro para uma Disciplina na Escola... sei que nao vais gostar dos desenhos porque quando lê-mos um livro imaginamos as personagens de uma nossa maneira, e eu imaginei difrente de ti de certeza... mas ainda assim se quizeres comentar e ver podes ir ver em

csr.dcv.blogspot.com

em breve os desenhos irao estar lá...

Abrc e boas leituras

CSR