terça-feira, agosto 16, 2011

As Serviçais (The Help), de Kathryn Stockett





Wow!...
Há escritores que escrevem histórias e outros que conseguem emocionar-nos com o seu jogo de palavras. Este é um livro que me emocionou com pequenas frases e pequenos diálogos deliciosos.
Narrado a três vozes, duas criadas negras, uma mais velha que se orgulha de ter criado 17 crianças, outra mais nova que não se orgulha muito de ter já tido 19 patroas e uma jovem branca que quer ser escritora quando o seu objectivo deveria ser 'caçar' um bom marido. Estamos na cidade de Jackson, no estado de Mississípi, em 1962. Numa altura particularmente conturbada na política americana, quando John F. Kennedy é assassinado e quando Martin Luther King faz o seu famoso discurso 'I had a dream...'.
Mas a cidade de Jackson é um pequeno mundo onde as famílias brancas tentam mostrar que são exemplares e as famílias negras trabalham para as brancas atingirem esse status. A coisa complica-se quando alguém decide dar a voz às criadas negras, para falarem das suas patroas. Um livro onde muitos segredos familiares são desvendados e onde as fronteiras entre os patrões e os criados e entre os brancos e os negros se agitam e tremem prestes a desmoronar-se!
Delicioso. Muito bem escrito. Divertido. Cru. Emocionante. Com personagens cheias de vida e que são feitas para se amar ou detestar!! Não deixem de ler!

Sem comentários: