domingo, setembro 04, 2011

Hábitos de Leitura

Os meus hábitos de leitura, resposta ao grupo no Facebook '45 Days Book Challenge':


Eu leio todos os dias e especialmente à noite. Nunca adormeço sem ler algumas páginas. O meu local favorito para ler é o meu quarto, com a porta aberta para o jardim. Preciso de silêncio para me concentrar e de boa luz porque os meus olhos ...(mesmo com óculos) já não são o que eram. Tenho saudades de quando andava de transportes e aproveitava esse tempo para ler. Geralmente compro os livros que leio. Raramente leio livros emprestados e eu raramente empresto. Se não me devolvem um livro fico furibundo. A mesma coisa se me estragam ou dobram um livro. Quando compro também faço uma inspeção detalhada para escolher um em boas condições. Escolho cada vez mais edições de capa dura e irritam-me um bocadinho as sobrecapas. Não forro livros. Mas também já compro cada vez mais livros em segunda mão, para mim é como acolher um animal abandonado. Tenho falta de espaço e quando não gosto de um livro guardo-o numa caixa, nas estantes só estão os que eu gosto. Nunca dobraria as folhas para marcar o livro. Uso marcadores que me oferecem ou que compro e que me trazem recordações. Às vezes faço os meus marcadores ou uso bilhetes ou folhas das árvores, coisas que têm a ver com o local e altura em que li o livro. Depois de ler, o marcador fica no livro. Mas alguns - de estimação - uso para vários livros. Quando era novo frequentava bibliotecas itinerantes, agora em Lisboa não, até porque se gosto muito de um livro é-me difícil devolvê-lo. Comprar um igual não é a mesma coisa. Gosto de ficar com o livro que li.

Sem comentários: