sábado, janeiro 14, 2012

Downton Abbey

Uma das melhores séries de televisão de todos os tempos escrita por Julian Fellowes, que já tinha escrito o argumento de um dos meus filmes favoritos de sempre, Gosford Park.
Downton Abbey é o nome da propriedade com uma luxuosa mansão onde vive a família Crawley. A história gira mesmo à volta da propriedade. O casal tem três filhas e com a morte do primo, herdeiro homem, no naufrágio do Titanic, a propriedade será passada para o herdeiro mais próximo, um primo afastado, advogado de Manchester, Mathew Crawley. A chegada do primo e da sua mãe para viver na aldeia próxima de Downton Abbey para se inteirar da propriedade que será um dia sua mostra as diferenças entre a classe mais altas e a burguesia do início do séc. XX.
Mas a série tem também como protagonistas o grande grupo de empregados e as suas relações pessoais e com os seus patrões.
É apaixonante. Está muito bem escrita. O leque de actores é do melhor que os ingleses têm. A reconstituição histórica está muito bem feita. É simplesmente uma das melhores séries que vi em televisão desde sempre.
Já foram apresentadas duas épocas, a primeira mais centrada no mundo fechado de Downton Abbey e nos seus habitantes (up and downstairs) e a segunda série parece que foca mais a ligação dos habitantes de Downton Abbey com a sociedade. A segunda série passa-se durante a primeira grande guerra e todos se envolvem, de uma maneira ou outra, com a guerra.
No final de 2011 foi apresentado um episódio especial de Natal que resolve muitos dos casos que ficaram pendentes no final da segunda série.
Tenho tudo em DVD e será uma série para ver e rever de novo.
Sei que já deu ou está a dar num dos canais por cabo.
Está prevista a terceira série a ir para o ar em Inglaterra em Setembro de 2012.

2 comentários:

Andorinha disse...

Pedi a primeira série "emprestada" online ontem! Estou morta por a começar a ver!

Draco disse...

Se gostas destes tipos de histórias e se gostaste de filmes como Gosford Park ou Remains of the day, vais com certeza adorar esta série.