quarta-feira, janeiro 25, 2012

A Evolução de Calpurnia Tate

Este é um livro delicioso onde acompanhamos alguns meses da vida de Calpurnia Tate, uma menina de onze anos, quase doze, numa altura em que se depara com o seu crescimento e que começa a espreitar, com mais atenção o mundo dos adultos e o mundo ao seu redor.
Muito observadora e com uma opinião muito própria, esta personagem é apaixonante e caricata, bem como outras personagens da sua grande família e da pequena comunidade no Missouri, onde tudo se passa, no final do séc. XIX.
Algumas pessoas que leram o livro disseram que lhes fazia lembrar um 'Tom Sawyer' feminino. Eu lembrei-me da 'Anne of Green Gables' ou mesmo da personagem Jo do livro 'As Mulherzinhas'. Mas a Calpurnia Tate não é uma imitação, tem uma vida própria e inigualável a qualquer outra personagem literária.
Acredito que seja mais um livro para adultos que queiram 'voltar' à sua juventude do que um livro para jovens. Mas de qualquer forma, leiam e divulguem. Esta menina 'entalada' entre três irmãos mais velhos e outros três irmãos mais novos far-vos-á rir, emocionar-vos-á e talvez até vos faça pensar um pouco na vossa vida. Gostei muito.

Sem comentários: