sábado, fevereiro 18, 2012

Hugo


Quando vi o trailer deste filme e vi que era realizado pelo Martin Scorcese, achei muito estranho pois este tipo de filmes não é, de todo, o tipo de filmes que o realizador nos tem acostumado a mostrar. No entanto por detrás de uma história de aventuras emocionantes para jovens, o filme 'Hugo' é uma verdadeira homenagem ao cinema, e compreende-se que a história tenha cativado o realizador assim como deverá emocionar todos os que gostam de filmes e de cinema.
A própria história é emocionante. Hugo, um rapaz dos seus doze ou treze anos, vive numa estação de comboios onde acerta os relógios da estação. E não uns simples relógios. Tanto o relógio da torre com os restantes relógios respeitam a uma série de roldanas e engrenagens que o rapaz, pelas circunstancias da vida, conhece bem. O seu objectivo é arranjar um boneco mecânico que, acredita, lhe escreverá uma mensagem do seu pai que faleceu. Este boneco - o automaton - é o seu propósito de vida. Mas onde encontrar uma chave em forma de coração que, como na vida real, faz todo o sistema mecânico do automaton funcionar?
É uma história deliciosa numa Paris romântica. As personagens secundárias são muito bonitas: a senhora da pastelaria e o seu cão daschund ciumento que a impede de namorar com o sr. Frick, o inspector da estação, com o seu Doberman, que persegue crianças orfãs e é incapaz de falar com a florista por causa de um problema resultado de um ferimento de guerra, o sr. da livraria para quem os livros são muito mais do que simples livros e o sr. da loja de brinquedos, George Méliès, que guarda em si um grande segredo. Ao descobrir que a afilhada do sr. Méliès tem num fio ao pescoço uma chave em forma de coração, as peças começam a aparecer e o resultado deste puzzle é uma história fantástica para todas as idades.
Só um senão. Vi o filme em 3D que em nada melhora ou acrescenta ao filme. Não percebo a utilização do 3D em quase todos os filmes. Não gosto.
Um bonito filme de fantasia a ver, se possível num écran de cinema e de preferência em formato digital, sem 3D.

2 comentários:

redonda disse...

Gostei muito deste filme :)
(achei alguma piada ao 3D no início, quando parecia que a neve também caía em cima de nós)

Leitora disse...

Não vi o filme ainda, pois quando estava no cinema eu comprei o livro e li. Tem ilustrações fantásticas e o livro está excelente, agora quero ver o filme.
Boas leituras!