quinta-feira, julho 12, 2012

'A Palavra para Mundo é Floresta'


Livro: THE WORD FOR WORLD IS FOREST
de Ursula K. Le Guin
Primeiro que tudo há que mencionar o fabuloso título deste livro, está de facto, muito bem imaginado. De seguida, a actualidade do tema para um livro que foi editado a primeira vez em 1972. Podemos ler este livro de duas formas, como uma obra de ficção científica com um tema que não é novo mas que tem as suas originalidades neste mundo-floresta onde, certamente, a equipa do filme AVATAR foi buscar a essência, ou como uma alegoria ao nosso planeta e às ameaças ecológicas que este sofre pelos seres humanos. É impossível não cruzar as duas ideias e a partir daí temos uma boa história de ficção, talvez um pouco inocente para os dias de hoje, mas com uma moral ecológica e psicológica muito bem marcada. Gostei bastante do livro e vou, certamente, ler mais alguns livros da autora em breve.

Este foi também o primeiro livro que li sem papel, ou seja, no IPAD. Lê-se muito bem. É um livro que não irei ler novamente, que iria ficar a ocupar espaço nas minhas estantes já super lotadas. Não há necessidade desse consumo de papel. Que melhor livro para evoluir para uma posição mais verde neste mundo que cada vez menos é uma floresta?


1 comentário:

redonda disse...

Penso que o terei lido em papel e em português há alguns anos (foi uma das minhas escritoras preferidas em F/C) Vou tentar confirmar se assim foi...