domingo, dezembro 16, 2012

The Hobbit - An Unexpected Journey


Foi já há uns bons anos que li o livro 'The Hobbit', de onde se baseia este filme. Gostei bastante quando o li e guardei boas memórias de personagens e da acção.
O filme não me desiludiu mas não me provocou a admiração que o 'O Senhor dos Anéis' provocou quando saiu. Digamos que faltou o factor surpresa, tanto da história como da adaptação por Peter Jackson. Está muito bem feito, bem caracterizado, bons actores e personagens bem definidas mas achei-o lento ou com momentos lentos. Talvez a opção de transformarem o livro, que nem é extraordinariamente grande, em três filmes tenha feito o realizador esticar um pouco a história. Para quem gosta de saber todos os detalhes, eles estão lá e até alguns que não estão no livro mas que ajudam a contar a história.
De qualquer maneira é um bom filme, visualmente muito bonito, que deve ser visto num grande écran. Eu vi em 2D mas temos ainda a opção 3D e 3D com 48 fotolitos por segundo que, segundo dizem, melhora muito a imagem. Para mim o 2D esteve muito bem.
Nesta história o que é interessante é vermos alguns mundos que faltava mostrar, mesmo depois da longa trilogia anterior. Onde e como viviam os Anões? Como é o mundo imundo e subterrâneo dos Orcs. Como é que apareceu pela primeira vez o anel. E ainda algumas personagens novas e fantásticas. Depois há mais do mesmo, batalhas contra os Orcs, situações cómicas, incríveis perseguições vertiginosas e ... um Dragão que é pior que o Tio Patinhas.
Por tudo isto, vão ver. Será o filme de Natal deste ano. Uma boa história que entretém durante as mais de duas horas de filme.

1 comentário:

redonda disse...

Gostei muito do filme e de regressar ao universo do Tolkien.