quarta-feira, fevereiro 26, 2014

An English Room


Cada pessoa tem um lugar que é o seu ninho, o seu canto, a sua toca. Neste livro várias personalidades inglesas partilham o seu 'english room'. Mesmo que este se encontre num outro país e não seja uma divisão tradicional numa casa tradicional. A autora fotografa e as personalidades explicam o porquê. Muito interessante.

terça-feira, fevereiro 25, 2014

The Monuments Men



Gostei bastante. Um bom grupo de actores e uma boa história. Bem contada por George Clooney, que é também o realizador.
Uma história verdadeira que, não fosse este filme, ficaria talvez esquecida ou desconhecida do público em geral.
Pelas razões históricas, é um filme que todos devem ver.

sexta-feira, fevereiro 21, 2014

Philomena



Adorei este filme. A história é cativante e está contada de uma forma muito interessante. Ao longo do filme podemos ir seguindo a investigação de um jornalista que procura o filho de Philomena, dado à adopção há cinquenta anos e vamos descobrindo o que realmente se passou há tanto tempo atrás. Inspirada na verdadeira história de Philomena Lee mas com uma adaptação livre para interessar mais ao espectador, o que gostei mais foi de facto a personagem principal, interpretada magnificamente por Judi Dench ser uma personagem tão rica. Não é só um filme sobre a procura de um filho pela sua mãe, é um filme sobre outros tempos, sobre religião, sobre o poder e sobre fé. E é mesmo o registo sobre a fé e sobre a abordagem da influência da religião na cabeça das pessoas que gostei mais de ver. Por vezes é mesmo assim: Só a fé, ou a ignorância, nos podem salvar. Um filme a ver. 5 estrelas.

terça-feira, fevereiro 11, 2014

Uma Casa de Família


Nesta 'moda' literária em que, por causa da série televisiva Downton Abbey, romances passados na mesma época aparecem como cogumelos no Outono, há como em todas as modas, os livros que ficam e os que se descartam. Há livros para todo o tipo de leitores, desde os romances de cordel para os quais eu não tenho paciência, até aos grandes romances, bem escritos, com personagens interessantes e com estrutura, e com histórias que nos agarram desde o início e que ficam para sempre dentro de nós.
Este primeiro livro de Natasha Solomons é um bom exemplo de como um romance pode ter grande qualidade. A autora sabe escrever, fá-lo de uma maneira brilhante sem ser complexa e dá grande atenção aos detalhes da narrativa, o que nos transporta facilmente para um outro tempo e uma outra realidade.
A história é muito interessante e as personagens muito ricas e verdadeiras. A parte histórica do romance é também muito interessante.
Assim, recomendo a leitura a quem gosta deste tipo de livros, romances de época, passados em Inglaterra no início da segunda guerra mundial. 
É muito, muito bom. Quero ler mais desta autora.

terça-feira, fevereiro 04, 2014

Saving Mr. Banks


Gostei muito deste filme. Pensava que ia achar monótono mas foi impossível. E com este conjunto de actores era impensável. Mas não foi só por aí. A história é muito boa, está muito bem contada e com muito mais do que parece mostrar.
É a história da compra dos direitos de autor da história de Mary Poppins pela Walt Disney, que durou mais de 20 anos de 'namoro' até que ao 'Sim' da autora. Emma Thompson está magnífica como a difícil, chata e insuportavel escritora P. L. Travers e Tom Hanks como o carismático Walt Disney. 
E o filme está bonito, numa bonita época em Hollywood, com uma bonita fotografia e música.
Adorei. Vão ver ao cinema e fiquem até ao fim porque há um 'doce' quando passarem os créditos.
(5*)