quarta-feira, maio 07, 2014

84 Charing Cross Road, o livro

Este livro é delicioso. Conhecia já o filme, que vi há muitos anos e quando vi o livro, sabia que tinha que o ler. Superou as minhas expectativas! Quem gosta de ler e de livros vai adorar. Lê-se tão facilmente que é doloroso termina-lo tão rapidamente.


terça-feira, maio 06, 2014

Frederico, o Grande














Estive no final Março de 2014 em Sans Souci, a casa de Frederico o Grande. Berlim e Dresden, cidades por onde andou, também foram visitados. Ao ouvir a guia a contar-nos sobre o carácter surpreendente e enigmático deste personagem, senti uma grande empatia. Uma amiga tinha lido este livro, que me emprestou na viagem. Gostei imenso de conhecer mais sobre este grande Frederico, tão diferente dos alemães de agora, com uma personalidade tão difícil naqueles tempos conturbados em que não deve ter sido fácil ser-se rei. Terminei este livro, sem dúvida, enriquecido.

segunda-feira, maio 05, 2014

Um quente Agosto

Há algum tempo que não vinha aqui e já tinha saudades.
Agora tenho algumas coisas sobre as quais escrever.

O filme UM QUENTE AGOSTO (Osage County)
Visto há já umas semanas mas ainda marcante pela história e pelas magníficas interpretações do fabuloso grupo de actores e especialmente actrizes. É um filme feito para os actores. Um filme de texto. De diálogo. É um espectáculo observar as interpretações e o trabalho dos actores.
Quanto à história, é uma história negra, negativa e desanimadora. Não deixa por isso de ser interessante mas gostaria que tivesse terminado com um tom de esperança ou, de alguma maneira, mais positivamente. Não termina.
Se a vossa família é estranha e cansativa, vão conhecer esta família e verão que a vossa, comparada com esta, parece um grupo de escuteiros.
Um filme a ver com disposição para isso. Eu gostei.