quinta-feira, outubro 16, 2014

A Queda dos Gigantes



Que este senhor sabe escrever, é um facto. A narrativa flui, as personagens são interessantes, complexas e com conteúdo. A maneira como a história nos vai sendo apresentada é muito cativante sendo por vezes impossível pousar o livro. Gostei bastante deste primeiro volume da trilogia O SÉCULO. É uma autêntica aula de história e de cultura geral, para além do enredo das personagens fictícias que se relacionam com algumas persongens históricas.

O único facto que me desiludiu um pouco não teve a ver com a história nem com o autor ou as suas personagens. Tem a ver com o meu pouco interesse por política e é verdade que este livro, com esta temática, tem muitas explicações sobre política, sobre a guerra e relações politicas entre os países no conflito da primeira guerra mundial. Essas partes foram um bocadinho aborrecidas para mim mas felizmente eram bem alternadas com a ficção, que me interessou principalmente.

Aconselho a todos a leitura deste livro. Eu já tenho o segundo volume preparado para ler. Não se deixem assustar pelo tamanho do livro. Lê-se muito bem e quando damos por isso estamos a terminar. Boas leituras.

quarta-feira, outubro 15, 2014

A Rainha da Neve


Infelizmente uma completa desilusão. Acho mesmo que vou desistir deste autor até me lembrar deste fiasco. Personagens que parecem pairar na história e não fazer parte dela. E a história é fraca e desinteressante sem despertar a mínima curiosidade. A narrativa arrasta-se até ao final que não surpreende e nos deixa a pensar "Então mas é só isto?". 
Tempo perdido e que em nada acrescentou à minha vida!